As Qualificações Oferecidas: Competências e Habilidades
Módulo I - Qualificação Profissional em Introdução ao Mercado Turístico
Competências:
    - Identificar e avaliar os meios e recursos disponíveis, além das oportunidades mercadológicas;
 
    - Identificar, selecionar e avaliar espaços e equipamentos para recreação;
 
    - Identificar e prever serviços pessoais e turísticos;
 
    - Verificar e avaliar os sítios e atrativos turísticos adequados à demanda;
 
    - Organização de informação a clientes;
 
    - Realizar controle de oferta e demanda nos produtos e serviços turísticos;
 
    - Realizar aferições junto aos clientes sobre a satisfação em relação aos produtos e/ou serviços turísticos.
 
Habilidades:
    - Comunicar-se com os clientes a fim de adequar a oferta às necessidades e expectativas deles;
 
    - Utilizar dados e indicadores socioeconômicos, além de informações turísticas;
 
    - Adequar as ofertas aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da demanda;
 
    - Apresentar os produtos ou serviços;
 
    - Aplicar e estudar resultados de pesquisas para diagnosticar opinião sobre serviços;
 
    - Controlar a qualidade dos produtos e serviços.
 
Módulo II - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento I
Competências:
    - Elaborar planos de recepção de turistas, contatando órgãos públicos e infraestruturas turísticas necessárias como: hotéis, restaurantes, transportes e outros;
 
    - Implantar projetos de eventos dentro de hotéis e restaurantes;
 
    - Conhecer as formas de divulgação;
 
    - Cuidar para que as normas de segurança sejam respeitadas.
 
Habilidades:
    - Operacionalizar as fases de pré, trans e pós-evento;
 
    - Fazer contato com a mídia para divulgação;
 
    - Divulgar para os turistas as possibilidades de hospedagem, transporte, alimentação e lazer que estão integradas ao evento;
 
    - Articular outros profissionais prestadores de serviços e produtos;
 
    - Elaborar cronograma de viagem turística;
 
    - Receber, orientar e conduzir turistas;
 
    - Coordenar e supervisionar os serviços de terceiros.
 
Módulo III - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento II
Competências:
    - Desenvolver atividades respeitando a legislação vigente, principalmente o Código de Defesa do Consumidor;
 
    - Conhecer os conceitos de recursos e atrativos turísticos;
 
    - Desenvolver as fases dos inventários turísticos através de aplicação de fichas técnicas, questionários e pesquisa de gabinete;
 
    - Implantar as fases determinadas nos planejamentos turísticos, acompanhando a construção e organização da estrutura envolvida seja física ou humana;
 
    - Desenvolver a venda e acompanhamento de grupos a roteiros ou projetos turísticos;
 
    - Controlar os recursos financeiros dos projetos;
 
    - Selecionar e treinar os recursos humanos necessários para os projetos;
 
    - Elaborar recepção dos clientes incluindo a preparação de comunicação em língua inglesa e espanhola.
 
Habilidades:
    - Elaboração e aplicação de questionários estruturados ou não estruturados;
 
    - Visitas aos atrativos para acompanhamento do desenvolvimento dos projetos;
 
    - Organização de cursos e preparação prática para treinamentos;
 
    - Elaboração de livros de controle financeiro dos projetos;
 
    - Controle de fornecedores e produtos;
 
    - Realizar visitas de divulgação dos projetos;
 
    - Receber as pessoas que participarão dos projetos como funcionários e clientes proporcionando aos mesmos, informações e orientações;
 
    - Controle de aplicação de normas de segurança e legislações vigentes;
 
    - Controle de qualidade dos produtos e serviços turísticos.