Publicado em: 23/07/2024
Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ariely Ramos Silva de Lima, Deise de Fátima Gomes Cardoso, Júlia Ana Melim Rocha, Lucas Henrique Simplicio e Matheus Mariane Rodrigues Bueno de Oliveira, desenvolveram o site Calm Art como projeto de extensão da disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Projetos, ministrada pela docente Nádia Pizzolitto. O projeto, voltado para pessoas que sofrem com ansiedade, também contou com uma atividade de arte expressiva junto aos atendidos da Casa Cairbar Schutel, em Araraquara.
Lucas, representando o grupo, fala sobre a experiência que criou frutos por meio da aplicação dentro da Casa. “O trabalho foi desenvolvido em duas partes. A primeira foi a site, com o objetivo de ajudar as pessoas com ansiedade, e a segunda, foi um trabalho de empreendedorismo social promovido na Casa Cairbar Schutel, onde realizamos uma oficina de arte expressiva”, relata.
Ele explica que o site foi montado na plataforma de criação de sites do Google e que a ideia foi criada a partir da proposta da professora Nádia. “Ela ter nos orientado a criar um projeto criativo, por fazermos psicologia, foi um desafio. Pensamos então em unir a tecnologia e a saúde mental, nascendo assim o site Calm Art”, explica.
O aluno conta que “durante a reunião do grupo pensamos em criar um ambiente acolhedor e calmo para momentos de crise de ansiedade ou depressão, que infelizmente é algo em alta hoje e, junto com os aprendizados da professora Simoni, na disciplina de Arte e Psicologia, nos inspirou o tema de arte expressiva. Vimos em aula como a música pode nos ajudar a nos acalmar e nos motivar, uma ferramenta muito poderosa para o processo de cura”, ressalta.
Ao criar o site, “colocamos uma área com uma playlist de músicas calmantes e relaxantes, como a música clássica, uma com alguns artistas de quadros, um jogo de quebra cabeça e um jogo da memória, uma parte de encontrar ajuda com o endereço e números de serviços gratuitos em Araraquara que disponibilizam ajuda psicológica, como o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ e o Centro de Referência da Mulher”, conta Lucas, reforçando que também “criamos um perfil na rede social para interação e tínhamos em mente criar um grupo para que as pessoas pudessem compartilhar suas obras de arte, músicas que ajudavam a relaxar”.
Já no Cairbar Schutel, de acordo com ele, “as atividades foram com arte expressiva e o grupo trabalhou com músicas e apreciação de imagens”. “Compramos materiais como tinta, pincel e folhas, também recebemos algumas doações desses materiais, e fomos lá para realizar uma oficina de arte expressiva.
Foi uma experiência muito bacana, ver todos participando e como a arte realmente confortava e inspirava todos que participaram da atividade”, comenta Lucas, afirmando que “foi uma experiência muito interessante, onde podemos pesquisar e aprender mais sobre como a arte é realmente incrível”.
Nádia afirma que “esta é uma disciplina de projeto de extensão, então os alunos deveriam desenvolver um produto ou uma prestação de serviço onde pudessem aplicar a questão tecnológica ou algum diferencial competitivo, visando a ir para esse meio”. “Eles poderiam associar com a disciplina de empreendedorismo ou não com o projeto, mas a ideia é que fosse algo diferente do que já temos no mercado, onde pudessem aplicar a criatividade, lembrando que tem que sair um produto real ou prestação de serviço real”, completa.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.
Detalhes sobre o projeto dos alunos estão disponíveis no link sites.google.com/uniara.edu.br/calmart. Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI