Publicado em: 24/07/2024
As alunas do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Beatriz Boldi, Anna Julia de Carvalho, Júlia Falasco, Maria Eduarda Estima, Marina Vulgarin, Patricia Pace e Vitória Furuyama, criaram a empresa “Fábrica de Sorrisos”, e desenvolveram uma placa interativa a fim de interagir com crianças, e aprimorar a sensibilidade e coordenação motora de idosos que sofrem com Mal de Parkinson, ausência de sensibilidade ou pessoas que tenham algum problema de coordenação motora. O projeto foi elaborado na disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Projetos, ministrada pela professora Nádia Pizzolitto.
Para Anna Julia, “nosso grupo desenvolveu o trabalho partindo de um questionamento ‘qual público precisa mais da nossa atenção no momento?’, e chegamos à conclusão de que seria voltado para crianças e idosos, principalmente”, explica ela, em nome do grupo.
A aluna conta que a “‘Fábrica de Sorrisos’ surgiu com o intuito de levar alegria para as crianças e auxiliar idosos ou pessoas com perda de sensibilidade e coordenação motora”. “Nossa ‘empresa’ realizou um dia divertido com as crianças do Lar Maria Rita de Jesus, levando alegria, carinho, tempo de qualidade, brincadeiras e surpresas, com o intuito de tornar seu dia mais especial e feliz”, alegra-se.
Com relação aos idosos, ela relata que “na segunda etapa do trabalho, desenvolvemos uma placa interativa com diversos objetos que estimulam a recuperação dos movimentos de coordenação fina e sensibilidade para aqueles que sofrem com a perda de coordenação motora e sensibilidade, em sua grande maioria, idosos”.
Sobre a importância dos trabalhos na formação profissional do grupo, ela afirma que “os trabalhos de extensão nos permitem ter um contato com a prática de nossa futura profissão, ou seja, eles possibilitam que tenhamos um olhar mais atencioso a diversas questão sociais que passam despercebidas no dia a dia, fazendo com que nos dediquemos a tais questões e façamos algo para melhorá-las”.
Ao ser aplicado, Anna Júlia comenta que “ambas as etapas o trabalho gerara resultados muito positivos”. “As crianças do Lar ficaram extremamente gratas pela nossa visita e por toda atenção dedicada a elas, nos convidando a voltar mais vezes. Já com os idosos, foram realizados testes com a placa para averiguar sua funcionalidade e atualmente ela pertence ao avô de uma das integrantes do grupo, que possui Alzheimer”, relata.
Segundo Nádia, “esta é também uma disciplina de projeto de extensão, então os alunos deveriam desenvolver um produto ou uma prestação de serviço onde pudessem aplicar a questão tecnológica ou algum diferencial competitivo, visando a ir para esse meio”. “Eles poderiam associar com a disciplina de empreendedorismo ou não, mas a ideia é que fosse algo diferente do que já temos no mercado, onde pudessem aplicar a criatividade, lembrando que tem que sair um produto real ou prestação de serviço real. No caso das alunas essa placa visa atender principalmente a casas de repouso, asilos, clínicas de fisioterapia e de terapia ocupacional”, completa.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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