Publicado em: 15/08/2024
Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara receberam um grupo de pessoas para a atividade “Orientação Alimentar e controle do peso”, em sua cozinha experimental. No trabalho, realizado em dois encontros, sendo que o primeiro aconteceu em junho e o segundo nesta quarta-feira, são abordados assuntos diferentes em cada encontro relacionados a educação alimentar.
De acordo com a professora do curso, Rita de Cássia Garcia Pereira, “este é um ciclo de grupo relacionado a assuntos da alimentação para ajudar o paciente a melhorar o consumo alimentar, as escolhas alimentares, a entender o rótulo e as combinações alimentares do dia a dia, que possam fazer parte da vida dele, dentro da condição social, econômica e de seus hábitos alimentares”.
“Os pacientes são indicados pela atenção básica para irem à Clínica de Nutrição da Uniara para, a partir disso, participarem dessa atividade. Alguns têm acompanhamento específico com a área de nutrição e outros, além do acompanhamento, vêm para o grupo. A gente se reconhece no outro, consegue entender as diferenças ou particularidades, coloca nossos problemas na mesa, discute e tenta encontrar soluções em comum. Todas essas pessoas têm a orientação na Clínica”, detalha a docente.
Rita lembra que o trabalho tem relação com a Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha os pacientes que têm necessidade de orientação alimentar, e com a Coordenadoria de Segurança Alimentar, “que traz para nós alguns alimentos que são trabalhados aqui, na prática, para a orientação das pessoas”.
A docente Graziela Alves Zanoto Lopes, que orientou essa turma na atividade, conta que “neste segundo encontro do grupo preparamos algo diferenciado, valorizando os alimentos in natura, que vem da natureza, evitando os ultra processados, que são aqueles alimentos industrializados, que às vezes tem muito sódio, açúcar, gordura”.
“Os temperos industrializados nós devemos evitar, pois causam muito mal a nossa saúde e, nesse gancho, preparamos um sal de ervas para ser entregue aos participantes, mostrando que podemos ter um tempero com menos sódio e mais sabor, podendo ser aplicado em um mix de legumes ao forno, aproveitando alguns dos legumes que ficam na nossa geladeira. Esse tipo de atividade é muito importante também para a formação dos alunos curso, por exemplo, nesse encontro, a atividade foi realizada pelos estudantes do quarto ano de Nutrição, que são estagiários da área de saúde pública e ciências dos alimentos”, explica Graziela.
A coordenadora do curso de Nutrição da Uniara, Ana Carolina Carneiro, explica que esses pacientes são encaminhados pela atenção básica de saúde do município. “Eles encaminham alguns desses pacientes para nós e, os casos que precisam de maior atenção, atendemos individualmente, mas fazemos esses grupos para conversarmos, mostrando que estamos aqui para dar essa ajuda ao paciente, passando receitas que vão ajudar a melhorar a saúde com a utilização de alimentos saudáveis.
Abordamos a quantidade ideal de porção e orientamos como montar um prato saudável e bem colorido. É um trabalho importante, pois o paciente se vê acolhido e percebe que ajustando algumas coisas na alimentação eles conseguem bons resultados”, ressalta.
Para a aluna da graduação, Concheta Rui, “é importante esse apoio dado pela universidade e a Coordenadoria de Segurança Alimentar à comunidade, me sinto feliz em fazer parte desse processo”. “É importante saber como melhorar a alimentação da população no dia a dia, melhorando assim sua qualidade de vida, evitando hipertensão, diabetes e a insuficiência renal. Fico feliz em participar dessa conscientização ensinando novas receitas, ajudando muitas famílias a economizar e a se alimentar melhor reaproveitando muitos alimentos, para que não haja desperdícios. Achei fantástica essa iniciativa, pois quando comecei a estudar nutrição já atuava na área de alimentos e ajudar as pessoas a melhorarem a saúde por meio da alimentação era um propósito meu e o curso atendeu minhas expectativas”, afirma.
Uma das participantes do grupo, Patrícia Roseli dos Santos, comenta que “foi encaminhada pelo médico do Programa Saúde da Família do seu bairro”. “Acabei conhecendo esse trabalho e aqui estou. Esses encontros foram muito bons e já aprendi muita coisa, principalmente sobre aqueles condimentos que achamos que dá sabor a comida, mas na verdade prejudica a nossa saúde. Aprendi a valorizar o sabor natural de muitos alimentos. Recomendo e agradeço por existir esse trabalho feito aqui na universidade junto à comunidade”, finaliza.
Novo encontro com o próximo grupo está previsto para ser realizado no dia 28. Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI