Publicado em: 11/09/2024
Comemorando seus 25 anos, a Feira dos Cursos – FEC da Universidade de Araraquara – Uniara, contou com a presença de cerca de 10 mil visitantes vindos do município e de mais 50 cidades da região, nos dois dias do evento, 05 e 06 de setembro, nas unidades e clínicas da instituição.
A feira possibilitou aos interessados, acompanhar atividades práticas das graduações, atividades culturais, esportivas, e os visitantes puderam se inscrever no processo seletivo dos cursos presenciais.
Luis Henrique Rosim, responsável pelo setor de Marketing da Uniara, “de novidade este ano, tivemos o lançamento de dois cursos na área de tecnologia, a ‘Segurança da Informação’ e ‘Computação em Nuvem’, que são cursos superiores, com duração de dois anos, para atendermos nichos específicos do mercado e que foram bem procurados, já que era uma novidade atraindo os alunos do ensino médio. Esses cursos têm muito por crescer até o final das inscrições para o processo seletivo. A outra novidade foi o lançamento do curso de Enfermagem na unidade de Matão. Acreditamos que tem um potencial muito grande, pois a área de cuidados a saúde é bem importante. Lançamos as inscrições e divulgação na feira”, destaca.
Em números, Rosim conta que,” recebemos cerca de 10 mil visitantes, entre os alunos agendados, ônibus das escolas e cidades da região, além dos alunos que vem por conta própria após a visita com a escola. Tivemos participantes de 50 cidades e mais de 200 ônibus que vieram nos dois dias do evento. A nossa expectativa foi atendida, já que muitas escolas colocam a FEC em seus calendários, pela tradição da feira e o conhecimento do trabalho que fazemos em termos de orientação aos alunos”, avalia.
Quanto as inscrições, Rosim afirma que “Este ano, nós fizemos uma coisa interessante, onde criamos um cadastro do visitante online, para evitar tumultuo na hora da inscrição e assim o aluno pode aproveitar o tempo para visitar os estandes e conhecer a feira. As inscrições foram ótimas, somadas as inscrições online, foram muito boas. Temos parcerias com as escolas e parte delas captam as inscrições antecipadamente, porque enviamos os manuais, e alguns alunos já preenchem e depois somente se preocupam em visitar a feira.”
O responsável pelo setor de Eventos da universidade, Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, comenta que, “comemorar 25 anos de um evento, não é para qualquer um. A instituição fez e tem feito um belíssimo trabalho ao longo de todos esses anos. Penso que a FEC deste ano foi muito marcante, porque, as nossas atividades culturais e esportivas foram muitos boas e chamou a atenção do público. Avaliamos que isso é muito positivo para nós”, afirma.
Outro fator de sucesso, segundo Cardozo, foi que ” o mais importante na nossa avaliação foi ver as pessoas sendo bem recebidas nos estandes , serem bem informadas e isso é que estabelece uma parceria interessante com as escolas do ensino médio e com os cursinhos, porque afinal de contas , nós é que temos o oficio de oferecer todas as informações para que este aluno tome a melhor decisão daquilo vai cursar.”
“A FEC é o único evento que contamos com a participação de professores, alunos e funcionários. Isso dá uma satisfação muito grande, porque esse conjunto de pessoas para receber os alunos do ensino médio e dos cursinhos de Araraquara e de toda a região é o nosso objetivo. Temos a convicção de que com a união de todas as pessoas da instituição, podemos oferecer o máximo de informação para que este aluno possa tomar a decisão correta e a partir daí, trilhar sua carreira”, destaca Cardozo.
Rosim avalia que “chegar a 25 anos de um evento dá muito trabalho, já que estou aqui desde a primeira edição, quando a ideia foi trazia pelo Centro de Orientação Profissional – COP. Lembro que a feira teve um início modesto e hoje ver se consolidando em um evento grandioso e importante me deixa orgulhoso. É algo que vale a pena porque os alunos se encantam, muitos dos nossos alunos vem de escolas públicas, às vezes eles não fazem agora, mas retornam daqui a dois anos para fazer um curso e isso é gratificante”, declara.
Cardozo finaliza dizendo que “é muito importante ressaltar que a Feira dos Cursos dura 25 anos exatamente porque insistimos em fazer as atividades na prática, não só palestra, pois as palestras muitas vezes não conseguem dimensionar exatamente o que é a profissão no dia a dia. Quando o visitante vem até a FEC, ele entra no laboratório de anatomia, participa de um júri simulado no direito, de uma atividade de simulação realística na medicina, é outra coisa. Apresentamos outros cenários daquilo que pode ser na prática a profissão escolhida por eles”, finaliza.
A FEC é idealizada pelo Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara. Outras informações sobre a Feira dos Cursos podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI