Publicado em: 02/10/2024
A docente do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Viviane Ferreira, ministrou uma palestra sobre simulação em diálise no dia 26 de setembro, no XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado em Salvador. Na ocasião, apresentou o trabalho “Relato de Experiência: Dia Mundial do Rim 2024 – Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos”, dos alunos do curso, integrantes da Liga de Nefrologia da Uniara, Letícia Camargo Bernardo, Lucas Gustavo Silva e Maria Eduarda Adorno Bastos Ferraz, do qual é orientadora juntamente os docentes Henrique Carrascossi e Osvaldo Merege Vieira Neto e com a enfermeira e preceptora da graduação, Micheliane Bergamim Alves.
“No primeiro dia do congresso, fiz uma apresentação enriquecedora sobre a simulação na hemodiálise, ressaltando como essa metodologia tem transformado a formação de profissionais na área. Expliquei que as simulações permitem que os alunos pratiquem em um ambiente seguro, preparando-os para desafios reais no atendimento ao paciente”, explica Viviane.
Ela conta que “a experiência de ministrar a palestra foi extremamente enriquecedora”. “O evento reuniu profissionais da área da saúde, principalmente da Enfermagem, todos interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre práticas dialíticas. Durante a palestra, tive a oportunidade de comentar sobre o conceito de simulação e seus objetivos, enfocando as práticas seguras e cuidados/manejo na hemodiálise e diálise peritoneal, além de exemplos de simuladores, proporcionando aos participantes uma visão prática e interativa do tema”, explica a docente.
Sobre o trabalho, Letícia, que está no quinto ano do curso, representando o grupo, afirma que “a apresentação de trabalho em congressos é de grande importância, em diversos aspectos”. “Essa experiência enriquece nossa trajetória acadêmica e projeta nosso futuro profissional ao proporcionar novas possibilidades e atualizações que podem impactar diretamente a qualidade do atendimento e a qualidade de vida das pessoas que cuidaremos. A curto prazo, representa uma oportunidade valiosa para fortalecer nosso currículo, especialmente em busca de vagas em residências competitivas. Além disso, é uma chance de dar maior visibilidade à nossa universidade no cenário nacional. O suporte e incentivo da Uniara são essenciais para que possamos sonhar e realizar atividades desse porte”, completa a estudante.
Viviane enfatiza que “outro ponto alto do dia, foi o reencontro com Miguel Carlos Riella, médico e escritor renomado, e Sérgio Cleto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN”. “Essa interação possibilitou discussões valiosas sobre avanços na nefrologia e a importância da formação contínua na área da saúde”, relata.
“O dia foi extremamente produtivo, refletindo o compromisso dos alunos, docentes e da Uniara na excelência na educação em nefrologia e na melhoria dos cuidados com a saúde renal. O feedback dos congressistas foi positivo. Para mim, a palestra reforçou a importância da educação prática e interativa no ensino de nefrologia com uso da simulação, além de me proporcionar um espaço para aprimorar minhas habilidades de comunicação e ensino”, finaliza Viviane.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI