Publicado em: 04/12/2024
O aluno do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Estevão Déa, foi premiado no XIX Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, na categoria Originalidade do Tema, com o trabalho “Caracterização da maturação de brotos de duas variedades de Laranjeira-Doce submetidas a diferentes épocas de poda e regimes de irrigação”, orientado pelo docente Deived Uilian de Carvalho. O evento foi realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, na unidade II da universidade.
“Meu trabalho teve como objetivo caracterizar a dinâmica de brotação em duas variedades de laranjeira-doce, avaliando o impacto de diferentes épocas de poda e regimes de irrigação, ou seja, é entender como novas brotações de duas variedades de laranjeira-doce reagem quando são podadas em épocas diferentes e submetidas a diferentes condições de irrigação, sendo elas uma área irrigada é uma área que não possui irrigação. Em outras palavras, busca-se analisar como esses fatores (poda e irrigação) influenciam o desenvolvimento das plantas”, relata Déa.
Ele conta que “ser premiado em um congresso de iniciação científica é uma forma de reconhecimento do meu esforço e dedicação à pesquisa”. “Isso demonstra que o trabalho desenvolvido tem relevância acadêmica e foi avaliado positivamente por especialistas na área. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer meu currículo e abrir portas para novas colaborações, estágios ou projetos futuros. E, por último, mas não menos importante, é que posso motivar novas pessoas a participarem de um congresso de iniciação científica podendo contribuir significativamente para a pesquisa”, completa.
“Meu orientador foi uma peça fundamental no desenvolvimento do trabalho. Ele não apenas compartilha sua vasta experiência e conhecimento técnico, mas também oferece um suporte essencial, sempre incentivando a busca pela excelência acadêmica. Ele contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, eu sei o que sei no ramo da citricultura e afins graças à ele, e sou muito grato por isso. Quero agradecer também aos supervisores do projeto, Eduardo Augusto Girardi e Renato Beozzo Bassanezi, que foram as principais peças desse projeto que me possibilitou ganhar o prêmio nessa categoria, além de dois ex-alunos da Uniara que fizeram parte do projeto, porém, não consegui citar eles no trabalho, Luiz Gonzaga da Costa Júnior e Letícia Guerfe, que foram essenciais para contribuição do estudo”, ressalta ele.
A coordenadora da graduação, Célia Correia Malvas, parabeniza a aluno e o orientador “pelo excelente trabalho”. “A pesquisa é extremamente relevante, pois aborda fatores essenciais para a otimização da produção de citros, como o manejo da poda e a irrigação. O estudo apresenta uma abordagem técnica que certamente contribuirá para citricultura. Ter alunos do curso de agronomia participando de pesquisa tão importantes nos deixa muito honrados”, finaliza.
Detalhes sobre o XIX CIC estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cic. Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI