Publicado em: 05/12/2024
A docente dos cursos de Design de Moda, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda na Universidade de Araraquara – Uniara, Nádia Pizzolitto, fala sobre a importância da disciplina Planejamento e Estratégias de Estudo, ministrada por ela, aos alunos dos cursos da área de humanas e aponta os resultados dos projetos apresentados por eles no final deste semestre.
Nádia afirma que “o surpreendente desta disciplina é que muitos acreditam que é uma disciplina que ‘ensina a estudar’, então, logo no primeiro dia de aula e durante as aulas vou desmistificando essa crença, pois como brinco com eles: ‘Estudar vocês sabem, mas conhecem as estratégias que podem otimizar seus estudos’?”.
“Nessa linha de raciocínio, vamos trabalhando com inúmeras metodologias de ensino que envolvem, a partir da teoria, a promoção de ações práticas, engajamentos na forma de estudar, foco na produtividade e gestão do tempo, desenvolvendo assim proximidade com estratégias que são mais eficazes para alguns indivíduos e para outros perfis. Por meio da neurociência associada ao conhecimento em ação das metodologias ágeis, passando por mindfulness, a disciplina contempla os pilares da universidade, como o ensino, a pesquisa e o atendimento a comunidade, transformando-a em base para estudos e também como aplicabilidade no dia a dia”, relata ela.
Nádia conta que “é realmente satisfatório finalizar o semestre com projetos incríveis desenvolvidos para a comunidade”. “Para conclusão deste semestre, cada grupo deveria escolher uma faixa etária e aplicar uma ou mais metodologias aprendidas”. “No curso de Design de Moda, aplicaram o Mapa Mental para explicar características da endumentária da época de 1970. Para a Pedagogia, os alunos desenvolveram jogos e dinâmicas que já foram trabalhados com crianças e trouxeram resultados positivos para o aprendizado, inclusive na inclusão do espectro autista. Foi gratificante um outro grupo relatar que empregou duas das técnicas aprendidas para crianças e, a partir de agora, levará a ferramenta para a sala de aula em futuras ocasiões”, conta.
“No curso de Publicidade e Propaganda, as metodologias se expandiram para as esferas das gravações, dentro do âmbito deles, e desenvolvimento de jogos e aplicabilidade de metodologias ativas. Na Psicologia, os jogos com cartas recriando imagens do que estão estudando no próprio curso; elaboração de portfólio; desenvolvimento de jogos inserindo adaptações para deficientes visuais; e aplicação de metodologias ágeis no âmbito empresarial”, completa.
Para Nádia, “foi gratificante acompanhar a elaboração e desenvolvimento destes projetos, indo além da sala de aula, sendo notória a evolução deles no âmbito acadêmico e aplicando em inúmeras áreas da vida, como alguns relataram, desde a contribuição no auxílio aos filhos em casa, nas atividades domiciliares, no âmbito profissional e em ações práticas futuras”.
Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI