Publicado em: 09/12/2024
A aluna quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Lívia da Silva Steinberg, foi premiada no XIX Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, na categoria Originalidade do tema, com o trabalho “Citocompatibilidade de um suporte de Poli (ácido lático-co-glicólico) e Beta fosfato tricálcio para aplicação em medicina regenera óssea”. O estudo foi orientado pelo docente André Capaldo Amaral. O evento foi realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, na unidade II da instituição.
“Meu trabalho consiste em avaliar a relação entre as células e os suportes de PLGA e beta-TCP, analisando se eles são compatíveis ou não. Os resultados foram positivos, sendo importante considerá-los uma potencial estratégia para o tratamento de defeitos ósseos críticos e a futura aplicação em medicina regenerativa óssea. A premiação vem reforçar a importância do tema do meu trabalho, além de relembrar os estudos e a busca de conhecimento sempre vale a pena. Meu orientador é membro muito ativo do universo acadêmico e da pesquisa. Ele contribuiu de forma importante para o meu direcionamento durante escrita e execução do trabalho”, conta a Lívia.
Amaral conta que, “a Lívia faz iniciação no Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia, bolsista FAPESP e está desenvolvendo um trabalho muito interessante na área de desenvolvimento de materiais para usar em cirurgias ortopédicas de pessoas que às vezes sofrem fraturas e perdem pedaços de ossos”. “Essa condição se chama defeito ósseo crítico e o trabalho da Lívia se traduz em investigar um material que pode ser usado para preencher esses defeitos ósseos e ajudar no processo de recuperação do osso. Chamamos essa área da pesquisa de medicina regenerativa óssea”, explica.
“Para nós foi uma satisfação muito grande essa premiação. Acho que ela só vem a reconhecer talvez um mérito do científico de uma área tão inovadora e contemporânea como esta da medicina regenerativa e logicamente, só motiva para que este projeto ou outros projetos que possam ser desenvolvidos nesta mesma área continuem a ser desenvolvidos aqui na Uniara”.
Capaldo afirma que “é uma satisfação muito grande como orientador ver um trabalho da Lívia ter esse tipo de premiação no congresso de iniciação científica”. “Que isso ajude a estimular outros alunos, tanto do curso de Fisioterapia como de outros cursos da Uniara, a quem sabe participar de oportunidades como essa de fazer iniciação científica, e que isso contribua de maneira significativa com a capacitação dos alunos para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais exigente”, finaliza.
Detalhes sobre o XIX CIC estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cic. Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI