Publicado em: 09/01/2025
Os alunos do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Caio Macedo Stanganelli, Gabriella Alves de Oliveira, Laura Fernanda Lourenço da Silva, Lívia Penco Marques, Marcelo Gomes da Silva Junior, Maria Eugenia Oliveira de Souza e Mariana Oliveira Luchetti, desenvolveram o painel “A tecnologia para a terceira idade na era digital: vantagens e desvantagens”. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
Em nome do grupo, Gabriella explica que “realizamos a atividade por meio de um processo que envolveu pesquisas em fontes confiáveis na internet, consulta a materiais literários relevantes e discussões colaborativas entre os integrantes do grupo, garantindo uma abordagem abrangente e bem fundamentada”. “Essa atividade é altamente relevante para nossa formação em Psicologia, pois nos permite compreender as implicações psicossociais do uso da tecnologia pela terceira idade na era digital”. “Ao analisar as vantagens, como a inclusão social e a estimulação cognitiva, e as desvantagens, como o risco de isolamento devido às barreiras tecnológicas, desenvolvemos uma visão crítica e empática. Esse conhecimento é essencial para futuras intervenções que promovam o bem-estar psicológico e a inclusão digital dos idosos, respeitando suas necessidades e limitações”, comenta.
“Ter esse primeiro contato com a pesquisa científica foi uma experiência muito positiva para o grupo. Trabalhar juntos nos ajudou a trocar ideias, aprender uns com os outros e entender melhor como funciona o processo de pesquisa. Durante as buscas e discussões, aprendemos bastante sobre o tema e sobre como organizar nossas ideias em equipe”. “Foi uma experiência produtiva que reforçou a importância da colaboração e do aprendizado coletivo”, explica a aluna.
“Escolhemos o tema "idosos na era digital: malefícios e benefícios" para explorar como a tecnologia impacta a vida dessa faixa etária, analisando as dificuldades enfrentadas, como a exclusão digital, e os benefícios, como o acesso à informação e maior conexão social, promovendo reflexões sobre inclusão e adaptação tecnológica”, conta Gabriella.
Solange explica que “os alunos desenvolveram projetos nos quais o objetivo principal foi capacitá-los na compreensão e elaboração de trabalhos de pesquisa científica, abordando aspectos fundamentais como definição de tema, construção de objetivos, fundamentação teórica, justificativa, introdução e referências”. “Compreender esses conceitos não apenas facilita a realização de trabalhos acadêmicos, como também prepara os alunos para o mercado de trabalho e para desafios futuros que exijam pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma.
“Como professora, sinto-me extremamente orgulhosa e feliz com o empenho e o progresso demonstrados pelos alunos ao longo da disciplina. Os resultados alcançados refletem não apenas o esforço individual de cada um, mas também o compromisso coletivo em explorar o universo da pesquisa científica com seriedade e criatividade. Além disso, a disciplina visa a estimular a inovação e a produção científica de qualidade”, ressalta ela.
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “a atividade é muito importante para nossos alunos, pois reflete o resultado de um primeiro contato com o fazer científico, tão importante para graduandos dos diversos cursos envolvidos”. “O comprometimento dos alunos com a proposta de atividade e a confecção dos painéis permitiu aos mesmos uma experiência fundamental para quem faz Ciência, que é a de divulgar os resultados e permitir à comunidade o contato com o conhecimento produzido academicamente. O envolvimento e dedicação da professora Solange foi de extrema relevância para que as atividades se concretizassem. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI