Publicado em: 04/04/2025
As mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM ,Thaís Regina Bombarda e Lorena Brandão Esper orientadas pelo professor e líder do Grupo de Pesquisa em BioPolímeros e Biomateriais - BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, foram selecionadas para participar entre os dias 7 e 9 de abril do evento “Escola CNPEM-IBM Materiais Sustentáveis & IA”, que será realizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, em Campinas.
Thaís estuda sobre “Plataformas 3D baseadas em biopolímeros para liberação de microrganismos aplicados ao controle biológico” e Lorena sobre “Impressão 3D de curativos inteligentes baseados em polímeros naturais para monitoramento e tratamento de feridas”.
Elas informam que “nosso grupo de pesquisa (BioPolMat) tem o hábito de buscar e compartilhar oportunidades dos alunos participarem de eventos, congressos, entre outros”. “O objetivo da Escola CNPEM-IBM Materiais Sustentáveis & IA é capacitar estudantes e pesquisadores em novas tecnologias de IA aplicadas ao desenvolvimento de materiais sustentáveis, fomentando a troca de conhecimento entre a academia, empresas inovadoras e o setor industrial”.
“O evento também visa promover colaborações multidisciplinares para viabilizar ciência, tecnologia e inovação com segurança e sustentabilidade. Ele é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e cientistas, além de profissionais (de empresas públicas ou privadas) que atuam nas áreas de inteligência artificial, computação, ciência dos materiais, ciências ambientais, toxicologia, sustentabilidade e inovação”, explicaram.
Para as mestrandas, “a participação no evento nos proporcionará conhecimentos e conexões fundamentais para o avanço dos nossos projetos de pesquisa e para nossa trajetória acadêmica e profissional. Ter a oportunidade de interagir com especialistas, explorar novas abordagens tecnológicas e compreender como a inteligência artificial pode potencializar a pesquisa em materiais sustentáveis será um diferencial para nossa formação. Estamos motivadas a aprender, compartilhar ideias e colaborar com outros pesquisadores e profissionais envolvidos no evento, levando o nome da Uniara”, ressaltam.
Para Barud, a participação de Thaís e Lorena neste evento “tem impactos no nosso Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Uniara, porque o CNPEM é um centro nacional, digamos até mundial, de excelência, então para o nosso programa é muito importante estar presente. Para o nosso grupo de pesquisa BioPolMat é muito legal também, porque a ida das meninas abre portas para que novos integrantes do grupo se sintam motivados a participar também. Por último, claro que é a formação direta dessas meninas , da Lorena e da Thaís, que vão ter interação com grupos de pesquisa do país inteiro, também com outros estudantes”.
“Acredito que é um negócio perfeito e espero que possamos usar ainda mais o CNPEM que é um instituto, um centro nacional de pesquisa, porque ele é aberto a pesquisadores de todo o Brasil, “finaliza.
Informações sobre o grupo de pesquisa BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI