202509051938

Notícias

NOTA MÁXIMA: Medicina da Uniara é avaliada com nota 5 pelo MEC

Publicado em: 05/09/2025

O curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu nota máxima em avaliação recente do Ministério da Educação – MEC. Em uma escala de 1 a 5, a graduação conquistou o conceito 5, reforçando o compromisso da Uniara em formar profissionais humanos, comprometidos, responsáveis e qualificados.

Em funcionamento desde 2006, o curso de Medicina da instituição sempre buscou manter sua qualidade de ensino, oferecendo infraestrutura moderna, com laboratórios de última geração, para que seus alunos vivenciem a realidade do dia a dia da carreira médica.

A mais recente inovação, veio com a instalação do Laboratório de Simulação Realística e de práticas médicas. Um ambiente voltado para a aplicação de metodologias ativas de ensino nos cursos da área de saúde, onde são propostas atividades que envolvam situações específicas de atendimento de saúde. No espaço, os estudantes devem realizar procedimentos em um ambiente provido de equipamentos que simulam o atendimento real.

A coordenadora do curso, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, explica que “a renovação de reconhecimento de um curso de graduação cumpre critérios rigorosos de um instrumento elaborado pelo MEC e em um processo de acreditação de cursos dentro de um sistema avaliativo, realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior- a SERES, principal órgão do MEC para garantir qualidade do ensino superior no país”.

“Nesse processo é utilizado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES - para verificar a qualidade dos cursos, que inclui a análise de aspectos como ensino, pesquisa, extensão e verificação in loco, para cursos de medicina, das condições em que ele é oferecido. O resultado dessas avaliações é fundamental para a emissão e renovação dos atos autorizativos, como o reconhecimento, por exemplo, de cursos e instituições”, revela.

Ela explica que “a nota máxima de avaliação in loco pelo MEC ao nosso curso de Medicina, projeta nacionalmente a Uniara à sua missão vocacional e sua competência para formar médicos que vivem integralmente o Sistema Único de Saúde - SUS, agregam valores éticos ao corpo docente, asseguram resolutividade à comunidade e atraiam para a cidade futuros candidatos ao curso, o que é muito importante para nossa comunidade”.

Para Cynthia, “receber a visita de representantes do MEC na nossa ‘casa’ para verificarem e relatarem às Instâncias Superiores da Educação, detalhes de como realizamos nossas práticas humanizadas e como ensinamos, praticamos projetos de extensão a comunidade, fazemos pesquisa, cuidamos dos nossos docentes e discentes, de como extraímos de cada ator dessa jornada coletiva o seu melhor para que a massa crítica seja de qualidade e a formação de excelência, deveria ser um processo natural e continuamente tranquilo, mas sempre surpreende e sempre é um grande aprendizado”.

“Vivenciar pela quarta vez esse processo de pertinho e poder encontrar, depois de 20 anos de curso, um olhar cuidadoso a tudo o que procuramos executar com amor foi muito especial. Porque uma visita de MEC é coletividade, e expressa, na altura máxima do seu valor, o que se vem praticando como rotina formativa ao futuro profissional que vamos inserir no mercado, no nosso caso, o médico”, relata.

De acordo com ela, “desde a organização do processo, passando pela inserção de documentos institucionalmente relevantes, reestruturação e atualização de Projeto Pedagógico de Curso, registros de tudo o que se faz, consultas aos membros mais experientes das visitas, docentes, colaboradores e secretários, até a preparação da ambiência de acolhimento institucional aos avaliadores, estamos lançados a sorte de quem vem relatar ao MEC aquilo que de melhor nós praticamos na nossa universidade, mas também nossas falhas, nossas fragilidades e nossas emoções”.

Segundo a coordenadora, “essa comissão que nos visitou, muito mais sensível do que qualquer outra, percebeu as nossas intenções nas subjetividades do instrumento, lançando um olhar diferente sobre como temos praticado educação médica em Araraquara”. “Captou nas entrelinhas do curso quem faz a diferença naquilo que pratica”, alegra-se.

“Nosso agradecimento a todos que escolheram caminhar conosco na luminosa missão da educação médica. Parabenizamos a todos pelo empenho e reconhecimento de um trabalho que não tem fim. Esse processo nos ensinou, mais uma vez, que apontamos para o caminho certo, das diretrizes, da extensão, da pesquisa, e até do ‘bem-estar’ que já está sendo falado na quarta dimensão do próximo instrumento. O relatório na reunião de finalização falou muito sobre o pertencimento dos alunos, dos docentes e de todos os que cruzaram o caminho ao longo da visita. Ficamos muito felizes com essa sensação comum, pela construção de algo bem maior”, emociona-se.

Cynthia estende seus agradecimentos “ao nosso Reitor, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, e ao Pró-Reitor Acadêmico, professor Flávio Módolo, que acreditam e confiam no nosso trabalho silencioso de cada dia e que certamente podem ser considerados os idealizadores desse projeto na universidade, há muito tempo, e aos Pró-Reitores que atuam como trabalhadores silenciosos no desenvolvimento institucional e seu processo de modernização”, finaliza.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI