202601191411

Notícias

Alunas de Biomedicina da Uniara são premiadas no XX CIC da instituição

Publicado em: 19/01/2026

 As alunas do quarto ano do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Nunes da Costa Leite, Bianca Soares de Souza, Leandra Ferreira Fumincelli e a aluna do terceiro ano do curso de Medicina da FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília, Pietra Mazzoni Bernardi, foram premiadas no XX Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, na categoria Relevância Social do Tema, com o trabalho “ Percepção dos riscos associados ao uso do cigarro eletrônico entre universitários”. O estudo, orientado pelo docente Adilson Cesar de Abreu Bernardi, foi apresentado em formato painel no evento realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, na unidade II da instituição.

Em nome do grupo, Bruna explica que “a pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos universitários sobre os riscos à saúde relacionados ao uso do cigarro eletrônico, abordando aspectos como dependência de nicotina, substâncias tóxicas presentes no dispositivo e possíveis impactos à saúde a curto e longo prazo”, relata.

“O professor Adilson Bernardi, teve um papel fundamental em todas as etapas do trabalho. Ele contribuiu desde a definição do tema, estruturação metodológica, análise dos resultados até a orientação científica e crítica do conteúdo, garantindo rigor acadêmico e relevância científica à pesquisa, enfatiza a aluna.

Sobre a participação e a premiação no Congresso, Bruna conta que “participar do congresso foi extremamente importante para nossa formação acadêmica e profissional, pois nos permitiu vivenciar a pesquisa científica na prática, apresentar nossos resultados e trocar experiências com outros estudantes e profissionais da área”. “A premiação teve um significado ainda maior, pois reconheceu a relevância do tema e o esforço do grupo, além de nos motivar a continuar produzindo conhecimento científico e reforçar a importância da pesquisa como ferramenta de promoção da saúde e conscientização social”.“Acreditamos que a premiação reforça a importância de discutir temas atuais e de impacto social dentro do ambiente acadêmico. O uso do cigarro eletrônico entre jovens é uma realidade crescente, e levar essa discussão ao congresso contribui para a conscientização, prevenção e formação de profissionais mais críticos e comprometidos com a saúde pública”, completa.

Bernardi comenta que suas orientandas abordaram no trabalho “ o uso do cigarro eletrônico, o famoso POD, que os jovens estão utilizando com a sensação de que eles estão livres dos riscos de fumar um cigarro comum, mas isso é uma mentira. O mercado acabou embutindo isso como um modo moderno de utilizar algo novo. Foi uma estratégia para embutir isso no jovem e eles acham que não tem risco nenhum, mas é muito pelo contrário, tem nicotina em uma concentração maior, além  de alguns outros produtos para fazer a fumaça acontecer e saborizantes que causam um prejuízo bastante grande”. “A mídia tem mostrado muitos jovens adoecendo com problemas pulmonares graves, porque a doença pulmonar ela é tratável, mas a recuperação é quase que inviável, pois cria-se uma fibrose pulmonar e isso faz com que a pessoa tenha uma dificuldade respiratória grave e acaba sendo internada. A mídia chama isso de ‘pulmão de pipoca’, porque formam pontos de necrose de tecidos nos pulmões e muitos jovens são internados, adoecem e morrem por conta disso, já outros ficam dependentes de oxigênio”, revela.

Para ele, “como tema social essa premiação é um alerta. Fizemos este trabalho e ele percorreu por meio de um sistema que chamamos de ‘Bola de Neve’. Encaminhamos para os universitários via rede social, principalmente em grupos de WhatsApp, espalhamos aqui na Uniara e foi feita na Faculdade de Medicina de Marília, a FAMEMA , onde uma das participantes do grupo faz medicina”, explica o orientador.

Bernardi afirma,“pretendo depois até continuar com esse trabalho e conforme as informações que coletamos a respeito do assunto, observamos que muitos dos jovens desconheciam esses riscos ou só ouviram falar, mas nunca leram nada a respeito de sua importância. Criamos uma devolutiva após as respostas, com as informações necessárias e pertinentes quanto aos riscos e problemas causados pelo uso desse tipo de material e no congresso elas apresentaram as informações do que coletamos e os resultados que obtivemos ”, finaliza.

Detalhes sobre o XX CIC da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cic. Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI