Publicado em: 23/01/2026
A aluna do quarto ano do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jhenifer Marques Pires, foi premiada no XX Congresso de Iniciação Científica – CIC da universidade, na categoria ‘Qualidade acadêmica e dados de pesquisa’, com o trabalho, " A Influência dos Métodos nos resultados de Estimativa de Densidade de Ungulados Neotropicais". O estudo, apresentado em forma de painel , foi orientado pelo docente Márcio Leite de Oliveira. O evento foi realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, na unidade II da instituição.
Jhenifer afirma que “a influência dos métodos nos resultados de estimativa de densidade de ungulados neotropicais” teve como objetivo analisar como diferentes métodos de detecção e analítico podem influenciar os resultados obtidos na estimativa da densidade populacional de ungulados e suas respectivas precisões. Ungulados são mamíferos que andam sobre cascos, são extremamente importantes para o equilíbrio dos ecossistemas neotropicais ”, relata Jhenifer .
Ela conta que ser premiada no Congresso, “representa um reconhecimento importante na minha formação acadêmica, pois valida o esforço dedicado à pesquisa científica, ao uso correto dos métodos e à produção de dados confiáveis. Além disso, fortalece minha trajetória acadêmica, aumenta a motivação para continuar na área da pesquisa e contribui para o desenvolvimento profissional e científico”. “ A Uniara teve um papel fundamental nessa conquista, oferecendo um ambiente acadêmico que possibilitou o desenvolvimento do trabalho com qualidade e responsabilidade.
“Meu orientador foi essencial em todo o processo, contribuindo com conhecimento técnico, orientação metodológica, apoio constante e incentivo crítico. Sua experiência e dedicação foram determinantes para a qualidade final do trabalho e para a conquista da premiação”, completa a aluna.
Para Leite, “ essa premiação é muito importante para a Jhenifer porque isso vai dar um peso muito grande no currículo dela futuramente , para futuras vagas que quiser concorrer, principalmente se tratando de posições acadêmicas. A premiação é um destaque do trabalho dela, um trabalho de iniciação científica que ela fez uma parte aqui no Brasil e outra parte fora do país. É um trabalho que tenta apontar , como que os diferentes métodos usados em campo podem causar desvios nas estimativas das abundancias populacionais das espécies. Se temos um método que as vezes superestima uma população, o trabalho dela vem para verificar qual o melhor método para cada espécie”, revela o orientador.
A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka ressalta que “esse prêmio faz jus à qualidade do trabalho realizado pela Jhenifer que em parte foi realizado aqui no Brasil e outra parte na Inglaterra com financiamento da FAPESP. Não posso esquecer de mencionar e agradecer ao orientador, professor Marcio Leite, que a acolheu e orientou em seu trabalho. Parabéns para os dois”, finaliza.
Detalhes sobre o XX CIC da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cic. Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI