202602112021

Notícias

Egresso da graduação e do Mestrado em Direito da Uniara desenvolve cartilha sobre oficinas de Parentalidade e Justiça Restaurativa para advogados

Publicado em: 11/02/2026

 O egresso do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruno Aloísio Cândido, desenvolveu a “Cartilha para Advogados: Oficinas de Parentalidade e Justiça Restaurativa – Um guia prático para atuação colaborativa em conflitos familiares”, sob a orientação do docente Júlio César Franceschet. O lançamento oficial da cartilha ainda será definido pelo autor.


Cândido conta que “este material é especialmente pertinente para escritórios de advocacia com atuação em Direito de Família, cursos de capacitação profissional, programas de mediação e práticas autocompositivas, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs, Varas de Família e projetos de extensão universitária e contextos acadêmicos voltados à gestão adequada de conflitos”. “A cartilha funciona como um guia prático para o encaminhamento estratégico às Oficinas de Parentalidade, contribuindo para a construção de acordos mais estáveis e para a redução da litigiosidade”.


“Este trabalho surgiu a partir de uma pesquisa acadêmica de dissertação do Mestrado Profissional em Direito da Uniara em parceria com meu orientador, Júlio César Franceschet. Trata-se de um instrumento técnico e pedagógico, estruturado com base em pesquisa aplicada, com a finalidade de aproximar teoria e prática forense. A cartilha será disponibilizada em formato digital e utilizada como material de apoio acadêmico e profissional nas Varas judiciais de Família e também será disponibilizado no site do Mestrado em Direito”, revela.


De acordo com Franceschet, “o produto técnico é fruto de sua dissertação recentemente defendida no Programa de Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos da Uniara, e tem enorme relevância prática e social”. “Isso porque a cartilha proposta compartilha com os advogados o funcionamento e o papel das chamadas Oficinas de Parentalidade, contribuindo, assim, com a prevenção e gestão de conflitos em direito das famílias, notadamente aqueles decorrentes dos casos de alienação parental. As Oficinas, neste cenário, representam valioso instrumento de prevenção de conflitos, minimizando ou impedindo que direitos sensíveis sejam violados”, explica.


O coordenador do Mestrado, Edmundo Alves de Oliveira, revela que “Bruno é um batalhador, que vem conquistando seus espaços profissionais e acadêmico com bastante luta e dedicação”. “Ele é um exemplo de excelente profissional e de acadêmico pesquisador. A cartilha é o resumo do que ele tem feito, conseguido e do que ainda vai conseguir. Tenho muito orgulho dele, que foi orientando do professor Júlio César”, finaliza.


Mais informações sobre o curso e o Mestrado em Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI