O objetivo desta linha de pesquisa é investigar e caracterizar a influência das ferramentas inerentes à medicina regenerativa (utilização de suportes bioativos, fatores de crescimento e terapia celular) na construção ex vivo de substitutos dos tecidos biológicos (engenharia de tecidos) e no processo de reparo dos tecidos epitelial e neuro-músculo-esquelético, tanto em nível experimental como clínico. A biofabricação e bioimpressão, a partir do uso de tecnologias tridimensionais físicas (impressão 3D) e digitais (aplicação e desenvolvimento de software especializados) também compõem esta linha de pesquisa.
Desenvolvimento de novos (nano) materiais multifuncionais baseados em biopolímeros, a saber biocelulose, quitosana, derivados celulósicos entre outros. Serão aplicadas diferentes estratégias para a obtenção de dispositivos para aplicação como suportes biológicos (scaffolds) para engenharia de tecidos, medicina regenerativa e sistemas de liberação de fármacos em química medicinal. Os dispositivos serão caracterizados por diversas técnicas físico-químicas, além de ensaios in vivo e in vitro.
A Química Medicinal tem como objetivos o planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos, com base em química de coordenação para a produção de complexos metálicos com ligantes bioativos, com o uso de modelagem molecular. Esta linha também tem como objetivo o estudo dos processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, incluindo o seu mecanismo de ação geral e molecular e a construção de uma relação entre estrutura molecular e atividade farmacológica em seu aspecto qualitativo e quantitativo.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI