Para realizar uma boa escolha profissional, é preciso que você se conheça muito bem.
Autoconhecimento envolve alguns aspectos a serem considerados para a tomada de decisão.
- Aptidão - (facilidade para fazer certas coisas, disposição inata para realizar algo. É o ponto de partida para definir a escolha).
- Interesse - (coisas de que gosta e principalmente aquelas das quais não se abre mão de jeito nenhum).
- Potencialidade - (o que se poderá desenvolver).
- Competência - (capacidades já desenvolvidas, considerando-se as aptidões, as habilidades).
- Limitações - (usando de sinceridade, considere os seus limites).
- Sensibilidade - (analise se você é observador visual, ou se percebe bem o som, o meio ambiente, se nota o comportamento das pessoas, a harmonia entre elas, se tem boa memória, se gosta de números, se tem sensibilidade gustativa capaz de distinguir sabores especiais etc.).
- Habilidades - (relacione as coisas que você faz melhor ou pelo menos acredita que faz).
- Pergunte-se com o que gosta de trabalhar - (animais, pessoas, números, dados, cores, meio ambiente, pesquisas, máquinas, comunicação, línguas).
- Agora, se pergunte que tipo de trabalho gosta de executar - (exploração, natureza, desenvolvimento, fabricação de produtos, prestação de serviços como ensinar, socorrer, informar, ajudar, comunicar).
- Analise os aspectos familiares e sociais - (maior número de profissões existentes na família, influência dos pais, dos amigos, questão financeira, mercado de trabalho, mas não se esqueça que a decisão é só sua).
Um outro aspecto que você deve considerar ao escolher uma profissão é a realização pessoal, porque quem gosta do que faz com certeza será sucesso Por outro lado, quem escolhe uma profissão visando o ponto de vista financeiro, acaba se transformando em um profissional medíocre com grande dificuldade em conseguir uma colocação.