(*) Fonte - Guia das Profissões
As profissões são muitas e para não se perder, relacione as que você pensou um dia em escolher, analisando bem os interesses que o levaram a escolher cada uma delas.
Procure por profissionais das determinadas áreas relacionadas e converse com eles, saiba muito sobre a sua rotina.
Procure também conhecer os perfis de um profissional e veja em qual deles você se encaixa:
Agregador - está sempre pronto a ajudar, não tem problemas de relacionamento, sabe trabalhar em equipe, sabe ouvir, sabe aceitar sugestões e compartilhá-las.
Criativo - tem espírito criativo e inventivo, gosta do que é novo, está sempre buscando.
Estrategista - é criterioso e age com cautela, estabelece objetivo a cumprir, define ações, gosta de planejar para por em prática.
Empreendedor - tem uma visão ampla, geral do mundo, percebe além e cria oportunidades de negócios, está sempre atualizado, buscando novidades.
Imediatista - procura sempre trabalhar com prazer, é ágil, impulsivo, gosta de resultados imediatos e está sempre a buscá-los.
Líder - nem sempre o líder é o chefe, mas tem visão estratégica e sabe reunir para um trabalho de equipe, preocupando-se com os resultados. Procura sempre tirar proveito de recursos financeiros, tecnológicos ou do mercado.
Não existem profissões do futuro, existem sim, profissionais do futuro.
O mercado de trabalho pede profissionais competentes, equilibrados, autoconfiantes, com iniciativa, que saibam lidar com surpresas, decididos, comunicativos e que saibam trabalhar em equipe, atenciosos, ativos, com formação contínua, e que saibam principalmente aprender a fazer.
O profissional deve ser polivalente, ético, flexível e com capacidade de adaptação. Por essas e outras, agora você já sabe, procure conhecer o maior número possível de profissões, conversar com profissionais, navegar na internet, ler revistas, jornais, informe-se o mais que puder.
Um outro aspecto que você deve considerar ao escolher uma profissão é a realização pessoal, porque quem gosta do que faz com certeza será sucesso Por outro lado, quem escolhe uma profissão visando o ponto de vista financeiro, acaba se transformando em um profissional medíocre com grande dificuldade em conseguir uma colocação.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI