202508130644

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  

Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Mestrado Profissional

4

Dissertações

  • A Importância do Ensino de Língua Inglesa para os Alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal

    Autor(a): Elisangela de Souza

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Clube Juvenil de Libras no Programa Ensino Integral: Protagonismo, Aprendizagem e Inclusão

    Autor(a): Ricardo Kutschinsky Bastos

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Elaboração de Sequências Didáticas com Contos de Fadas na Alfabetização e Letramento

    Autor(a): Rodrigo Fernando Manoel

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Evasão Escolar nos Cursos Técnicos Noturnos: Considerações da Equipe Pedagógica a partir de um Estudo de Caso em uma ETEC do Interior Paulista

    Autor(a): Míriam Penna Firme Curto Damiati

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Identificação de Lacunas na Educação Matemática de Alunos do 3º ano do Ensino Médio com Base nos Resultados da Prova Paulista

    Autor(a): Flávio Luis Sinhorini Junior

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • O Papel do Técnico Educacional na Formação Permanente da Equipe Docente no Senac de Catanduva

    Autor(a): Cristina Nascimento de Oliveira

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Projetos de Inclusão Socioeducacional de Surdos: Repercussão sob o Ponto de Vista dos Participantes Primários e Secundários

    Autor(a): Damiana Ramos Bomfim

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • Uma Proposta de Material Didático de Inglês para os Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração baseada na Abordagem CLIL

    Autor(a): Márcia Ferreira Moraes

    Ano: 2024

    Veja o trabalho
  • A Coordenação Pedagógica e o Cenário da Formação Docente com a Implementação do Atual Ensino Médio

    Autor(a): Alessandra Porto da Silva

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • A Expansão do Atendimento à Educação Infantil no Município de Rio Claro - SP

    Autor(a): Adriana Cristina Cain Sodelli

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • A Visão de Alunos, Professores e Coordenadores de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) sobre o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

    Autor(a): Renata Aparecida Rodrigues Ferreira Dias

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Aplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction no Ensino de Matemática para Alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública

    Autor(a): Rosecler Cotibia Cagol Boccardo

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Avaliação Escolar e Gestão por Competências nos Cursos Técnicos Profissionalizantes (Etecs): o Plano de Curso em Prática

    Autor(a): Felipe de Camargo Costa

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Avaliações do SARESP e Indicadores IDESP: Percepções dos Diretores de Escola

    Autor(a): Marselha Aparecida de Paula Rodrigues

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Dança nas Aulas de Educação Física Escolar: Subsídios para a Elaboração de uma Proposta para Superar os Fatores Impeditivos da Prática Docente

    Autor(a): Carlos Alexandre Mendes

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto: Saberes Docentes do Ensino Técnico durante a Pandemia

    Autor(a): Lidiane Cristina Pavarina

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Educação Pós-Pandemia (Covid-19): Proposta de Suporte de Tecnologias Digitais para Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e Técnico

    Autor(a): Aldy Salvino de Oliveira

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Formação e Atuação de Agentes Educacionais na Etapa Inicial da Educação Infantil em uma Rede Municipal de Ensino no Interior de São Paulo - Estudo de Caso

    Autor(a): Sandra Regina Giraldeli

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Gestão Democrática e Participativa: Perfil e Desafios do Gestor Escolar no Século XXI

    Autor(a): Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Leituras de Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Contribuições da Biblioteca

    Autor(a): Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Mapeando e Historiando os Indicadores do IDEB e da Municipalização dos Anos Iniciais na Territorialidade de São José do Rio Preto

    Autor(a): Ricardo Martins

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Mediação de Conflitos na Escola: Documentos Oficiais e o Papel do Diretor

    Autor(a): Jacqueline Santana Gonçalves

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Metodologias Ativas: Sequências Didáticas para a Área de Marketing e Negócios

    Autor(a): Daniel Lima Vialôgo

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • O Primeiro Contato Escola-Família sobre Necessidades Educacionais Específicas em Crianças de 0 a 3 Anos: Reflexões de Professores e Familiares

    Autor(a): Najla Helena Teixeira Freitas

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Organização de Rotina para Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Qualificando o Tempo Didático de Professoras Alfabetizadoras

    Autor(a): Luciana Maria Gandini

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Sala de Aula Invertida: Sequências Didáticas para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio

    Autor(a): Débora Regina de Paula Vazzoler

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Sistema de Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo

    Autor(a): Reginaldo Aparecido Pereira Bolin

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • Uma Proposta de Material Didático de Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado ao Técnico: Área de Informática

    Autor(a): Renata Fernandes

    Ano: 2023

    Veja o trabalho
  • A Construção Coletiva de Proposta Pedagógica Inspirada nos Princípios de Reggio Emilia: Mediação dos Gestores em uma Escola Pública de Educação Infantil

    Autor(a): Naiara Hernandes Carvalho

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • A Influência dos Projetos de Extensão Universitária no Processo de Aprendizagem do Aluno

    Autor(a): Gabriela Della Torre e Silva

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • A Metodologia de Ensino com Base em Competências na Proposta SENAI e Percepções dos Docentes da Instituição de Matão-SP

    Autor(a): Leandro Rogério Travalhoni

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • A Música como Recurso Didático para o Ensino da Gramática

    Autor(a): José Eduardo Borges da Costa

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Aluno com Deficiência Intelectual em Sala de Aula: Interações e Reflexões de Professores e Monitores

    Autor(a): Mônica Menin Martins

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • As Condições de Trabalho de Professoras de Creche no Brasil: uma Análise da Produção de Teses e Dissertações na Década 2010 a 2019

    Autor(a): Valéria Aparecida Peterossi Martins

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Atuação do Enfermeiro Docente no Ensino Superior: Investigando Publicações sobre Práticas de Ensino

    Autor(a): Amanda Breda Ferreira da Silva

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Aula Assistida no Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico

    Autor(a): Ana Lucia Braido Assalin Dontale

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Café Literário: o Desafio de Incentivar os Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico à Leitura de Cânones da Literatura - a Percepção dos Egressos

    Autor(a): Haidê Augusta da Rosa

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Docência no Ensino Superior: Competências Necessárias para as Aulas Remotas

    Autor(a): Benedita Josepetti Bassetto

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Enfermeiras Docentes: Diálogos sobre sua Formação e Atuação Profissional no Curso Técnico em Enfermagem (ETEC)

    Autor(a): Mayara Marçola Rosalen Myra

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Estratégias de Ensino na Aprendizagem da Matemática na Perspectiva de Professores do Ensino Fundamental II

    Autor(a): Eder Gomes Ferreira

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Estratégias Didáticas de Trabalho em Período Remoto: Adaptações das Aulas Práticas nas Disciplinas de Ciências da Natureza

    Autor(a): Fabiano Donizete da Silva

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Formação Continuada em Serviço de Diretores de Escolas da Rede Pública de Educação de São José do Rio Preto

    Autor(a): Valcir Mendonça Gomes

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Formação e Práxis do Coordenador do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC: uma Análise Histórico-Crítica

    Autor(a): Ligia de Souza Pichinin

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Gestão da Permanência do Aluno no Ensino Técnico Profissionalizante

    Autor(a): Gabriel Rodrigues da Silva

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Gestão Escolar, Inclusão e Permanência de Alunos: Estudo em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Interior do Estado de São Paulo

    Autor(a): Divino Lozetti Risso

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Intérprete de Libras e Professor Regente: Reflexões sobre a Prática com o Aluno Surdo

    Autor(a): Maria Andrea Armenine Chaine

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Metodologia Ativa no Ensino Remoto: Sala de Aula Invertida como Processo de Ensino e Aprendizagem

    Autor(a): Rafael de Souza

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • O Conhecimento dos Responsáveis Legais dos Estudantes sobre os Indicadores de Qualidade da Educação

    Autor(a): Gustavo Pulze Paiva

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • O Ensino Remoto e os Impactos no Planejamento e no Currículo Escolar

    Autor(a): Sandra Maria Rosa

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • O Modelo 4C/ID como Ferramenta Estrutural no Desenho de Cursos da Modalidade de Educação a Distância (EaD)

    Autor(a): Nádia Cristina de Azevedo Melli

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Os Desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas Práticas Pedagógicas dos Professores e Gestores da Rede Paulista de Educação

    Autor(a): Fábio Renato Manzoli

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Primeiros Socorros na Educação Básica: Levantamento Bibliográfico de Teses e Dissertações

    Autor(a): Ana Paula Morguetti Camargo

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • Relação entre os Saberes Docentes e a Prática Pedagógica com Letramento Literário no Ensino Fundamental I

    Autor(a): Magda Helena Sopran Pezzonia

    Ano: 2022

    Veja o trabalho
  • A Educação Física Escolar e a Produção de Saberes na Era Digital

    Autor(a): Adriano de Lavor Reis

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • A Percepção de Alunos e Professores sobre a Utilização de Metodologias Ativas na Educação Tecnicoprofissionalizante

    Autor(a): Juliana da Silva Tavares Pereira

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • As Implicações do Trabalho Docente na Educação Infantil e a Saúde do Professor

    Autor(a): Dalila Margarete da Silva Nunes

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Construção de um Aplicativo Educativo como Ferramenta Auxiliar no Processo de Alfabetização

    Autor(a): Raul Alessandro Martins Sereno

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Ensino Criativo: Analisando uma Proposta de Sequência Didática com Docentes do Ensino Superior

    Autor(a): Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Estudos sobre a Metodologia da Problematização na Área da Saúde e Possibilidade de aplicação no Curso Técnico de Enfermagem

    Autor(a): Andrea Silvia Yoneda

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Fatores Interferentes na (des) motivação para Participação em Estágios Supervisionados no Curso de Psicologia, sob a Perspectiva de Alunos

    Autor(a): Renata Parra Clemente

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Gestão Democrática Participativa e Dialógica na EJA e os Desafios do Ambiente Escolar: Contribuições para as Aprendizagens Máximas

    Autor(a): Maria Gorete dos Santos Netta

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Jovens em Privação de Liberdade e a Representatividade na Escola: Sistematização de Experiência

    Autor(a): Elica Cristina Pratavieira Zanchim

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Metodologia de Projetos como Estratégia para Formação Profissional de Nível Médio Técnico do Senac São Paulo

    Autor(a): Denise Monteiro de Camargo

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Perfil, Expectativas e Motivos de Ingresso em Curso Superior EAD: Considerações de Estudantes em um Polo no Sul de Minas Gerais

    Autor(a): Adriano José Bertho

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Proposta de Plataforma Colaborativa no Ensino Regular: Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos com Deficiência

    Autor(a): Daiani Teodoro de Melo Ribeiro

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • Saber Escolar e Cultura Científica: as Disciplinas de Ciências e Química

    Autor(a): André Luiz Ferrer Domenciano

    Ano: 2021

    Veja o trabalho
  • A (re) Significação do Conceito de Politecnia na Construção Curricular de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFSP

    Autor(a): Ubirajara Donisete Ferreira Leão

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A Contribuição do Gestor para a Prática do Trabalho Pedagógico voltado à Formação de Valores

    Autor(a): Aline Cristina Ceccato Castelo Novo

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A Influência das Crenças e do Livro Didático para a Aquisição da Autonomia dos Alunos na Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio

    Autor(a): Francine Martins Molinari

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A Matemática em Questão: o Uso de Recursos Tecnológicos no Processo Ensino Aprendizagem de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I

    Autor(a): Rosana Castelli Simões

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A Motivação de Professores da Educação Básica para continuar os Estudos: o que Dizem as Teses e Dissertações nos Anos 2000

    Autor(a): Conceição Carla Rosa

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A música nas aulas de História: ênfase no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva crítica por meio do rap

    Autor(a): Daniel Carlos Lupino

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • As Possíveis Causas de Baixa Frequência nos Cursos Modulares Noturnos de uma Escola Técnica da Região de Ribeirão Preto

    Autor(a): Wallance Manoel da Cunha

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Atuação Cotidiana do Diretor de Escola na Educação Infantil

    Autor(a): Fernanda Aurélia Gonçalves dos Santos Minotti

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Buscando Caminhos para a Atuação do Coordenador Pedagógico junto aos Professores Alfabetizadores

    Autor(a): Fabiana Cristina da Silva

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Desempenho dos Alunos de Ensino Profissionalizante que realizam Estágio Supervisionado e a Contribuição para Iniciação da Carreira Profissional

    Autor(a): Alquimar Geraldo Simões

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Educação em Direitos Humanos: uma Proposta de Ensino para a Educação Infantil

    Autor(a): Flávia Clara Bezerra Trevisan

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Saeb: Diálogos Possíveis

    Autor(a): Helio Augusto Gomes de Oliveira

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Ensino Híbrido: uma Proposta Pedagógica para o Curso Técnico em Contabilidade de uma Instituição de Ensino Técnico do Estado de São Paulo

    Autor(a): João Alberto Prado Martin

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Estrutura Organizacional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: um Levantamento e Estudo Documental dos Departamentos, Acessos e Atribuições

    Autor(a): Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Habilidades Sociais Docentes: Avaliação de um Programa de Formação na Perspectiva de Professores e Alunos

    Autor(a): José Ângelo Fiorot Júnior

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Inclusão do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 como Proposta Curricular Obrigatória no Ensino Fundamental II

    Autor(a): Leandra Carina Cabeço

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Interdisciplinaridade: Fatores que Influenciam as Práticas Docentes em Curso Técnico em Administração

    Autor(a): Keila Maria Ramazotti

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Justiça Restaurativa e suas Contribuições nos Conflitos Escolares

    Autor(a): Isabel de Lourdes Macedo

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico

    Autor(a): Adriana Pagan Tonon

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Motivação dos Alunos no Ingresso ao Ensino Técnico de Nível Médio: Percepção de Discentes e Equipe de Gestão Escolar

    Autor(a): Émerson Aparecido Augusto

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Cenário da Formação de Professores e os Saberes Necessários para Atuação no Ensino Bilíngue Português-Inglês

    Autor(a): Mayara Passos Castanharo

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Ensino da Dança na Escola Municipal de Dança de Araraquara

    Autor(a): Lucia Helena Krepski

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Jovem Ingressante do Ensino Técnico Integrado ao Médio e seu Olhar sobre o Ambiente Escolar

    Autor(a): Edvânia Ferreira do Nascimento Tiezi

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (WebSAI): Subsídios para a Atuação do Diretor de Escola

    Autor(a): Antonio Cesar Aielo

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico Integrado ao Médio: Saberes Docentes e Competências Discentes em Foco

    Autor(a): Silvia Maria Alvim Regattieri

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • O Uso da Tecnologia Digital na Educação: um Estudo de Caso em uma Escola Técnica Estadual de uma Cidade do Interior Paulista

    Autor(a): Eliete Regina de Souza

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Perfil dos Estudantes de Pedagogia e de Pedagogas recém formadas: Considerações sobre a escolha do curso e da modalidade de Educação a Distância

    Autor(a): Cristiano José Penachi Bosco

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Prática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso

    Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e InovaçãoApresentaçãoSobre o ProgramaProcesso SeletivoAlunos EspeciaisDiscentesEgressosProdução Intelectual Dissertações Teses Patentes eBooks Regulamentos e NormasAtividades PrevistasFale Conosco Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação Uniara > Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu > Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação > Dissertações As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF. 2024 [+] 2023 [+] 2022 [+] 2021 [+] 2020 [-] Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico Autor(a): Adriana Pagan Tonon Ano: 2020 Veja o resumo Veja o trabalho Prática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique Ano: 2020 Veja o resumo Veja o trabalho A Contribuição do Gestor para a Prática do T

    Autor(a): André Salandin

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Uma Proposta de Incentivo à Leitura dos Clássicos da Literatura com o Auxílio das Tecnologias Digitais

    Autor(a): Arthur Vinícius Feitosa Furtado

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • Utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Considerações dos Docentes e Coordenador Pedagógico de uma Escola de Ensino Médio e Técnico Estadual do Interior Paulista

    Autor(a): Keli Cristina Ramazotti Galante

    Ano: 2020

    Veja o trabalho
  • A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA): Indicadores e Utilização na Rede Pública Municipal de Ensino

    Autor(a): Celio Luiz Cardoso

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Motivação para a Aprendizagem do Inglês no Terceiro Ano do Ensino Médio e sua Relação com as Práticas Pedagógicas

    Autor(a): Adriana Bueno dos Santos Menegelli

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Organização da Gestão Educacional no Instituto Federal de São Paulo: um Estudo Documental

    Autor(a): Eulália Nazaré Cardoso Machado

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Percepção do Aluno do Ensino Médio Público sobre a (In)disciplina na Escola

    Autor(a): Telma Aparecida Barbosa Venâncio

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física na Educação Infantil: a Afetividade em Destaque

    Autor(a): Luiz Henrique Maurício

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Reforma do Ensino Médio: Mudança para Melhor? Análise da Reforma do Ensino Médio e Proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    Autor(a): Juliana Duarte de Oliveira

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Avaliação na Instituição de Educação Infantil: Proposição e Reflexão de Elementos de um Portfólio Avaliativo

    Autor(a): Lígia Moreira Cesar

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Desafios do Profissional Graduado, Iniciante na Docência no Ensino Médio Profissional, sem Formação para o Exercício do Magistério

    Autor(a): Andréa Avezum Martus

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Educação Empreendedora: Modelo Ágil para o Desenvolvimento de Startups Inovadoras e Sustentáveis nas Faculdades de Tecnologia

    Autor(a): Plínio Gabriel João

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e a Formação de Ingressantes: Perspectivas dos Docentes de Arte

    Autor(a): Igor Terezane Nardocci

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Estudo sobre Negligências no Ensino da Geometria e uma Proposta de Utilização do Software GeoGebra

    Autor(a): Wagner Roberto Fabretti Bossoni

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Fatores de (des)motivação para a Aprendizagem do Inglês no Ensino Médio: o Olhar dos Alunos

    Autor(a): Marcelo Aparecido Alonso Garcia

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Gestão Pedagógica na Educação Infantil: a Relação da Escola com as Famílias de Alunos Ingressantes

    Autor(a): Rafaela Fernanda Esteves

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • O Aluno Egresso da Etec e seu Ingresso no Ensino Superior

    Autor(a): Rogério Aparecido Pereira Bolin

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em Dois Manuais Didáticos para o Ensino Médio

    Autor(a): Osvaldo Henrique Nicolielo Maia

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • O Papel do Gestor como Articulador do Trabalho Colaborativo no Contexto de uma Escola Inclusiva - um Estudo de Caso

    Autor(a): Elizete Varussa Seneda

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Práticas Pedagógicas em Salas de Aula Inclusivas de uma Escola Particular do Interior de São Paulo - Visão dos Professores

    Autor(a): Juliana Andrade Delilo da Silveira

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Práticas Sociais e Políticas Públicas de Leitura: Pedalando com a Tricicloteca

    Autor(a): Sérgio Augusto da Silva

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Proposta de Intervenção de Professores Especialistas de Língua Portuguesa na Alfabetização de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II

    Autor(a): Eliete Vanessa Martins Henriques

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Publicações da ANPEd (2011 a 2017) presentes no Grupo de Trabalho Educação Matemática: os Diferentes Enfoques Abordados no Ensino Fundamental II

    Autor(a): Ceila Matheus Tavares

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Relação Professor-Aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Ênfase no Processo de Ensino e Aprendizagem

    Autor(a): Helena Silva de Oliveira

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Relações de Gênero e Sexualidade: a Atuação dos Educadores da Educação Infantil na Reprodução (ou não) das Práticas Sexistas Heteronormativas

    Autor(a): Fabrício Augusto Correia da Silva

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • Videoaulas como Recurso Didático no Ensino Técnico: Desempenho e Opinião de Alunos

    Autor(a): Luciano Sbragi Crecente

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • WebSAI: uma Visão sobre o Uso da Ferramenta de Avaliação no Processo de Gestão da Etec de Ibitinga - SP

    Autor(a): Fúlvio Jorge Zaniboni

    Ano: 2019

    Veja o trabalho
  • A Construção de um Manual Didático: a Robótica Pedagógica como Ferramenta para a Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Médio Profissionalizante

    Autor(a): Mauro de Lucca

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche

    Autor(a): Alexandra Cristina Delbon

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Evasão Escolar nos Cursos Tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos

    Autor(a): Solange Aparecida de Souza Monteiro

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Formação de Professores e o Uso das TIC no Ensino Fundamental: uma Pesquisa Bibliográfica a partir das Publicações da ANPEd (2011-2015)

    Autor(a): Rita Aparecida da Silva Pires Garcia

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Indisciplina no Ensino Fundamental II - Superando uma Escola de Aparência

    Autor(a): Baltazar Garcia

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Leitura de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II

    Autor(a): Clarissa Ariadne Orrico

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Qualidade da Educação Pública como um Direito: do Estabelecimento à sua Efetivação

    Autor(a): Frany de Mello Franco

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Análise da Implantação do Portfólio como Instrumento de Avaliação do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: Estudo de Caso na Disciplina de Língua Portuguesa

    Autor(a): Cesar Renato Formice

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Análise de Experiência de Rodas de Conversa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Percepção de Alunos do Ensino Fundamental I

    Autor(a): Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • As Vozes dos Egressos do Ensino Técnico em Química sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

    Autor(a): Cintia Bazana

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Avaliação Institucional e a Gestão Escolar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Interior de São Paulo

    Autor(a): Carlos Simão Coury Corrêa

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • De Leitor a Produtor: Adaptação de Vidas Secas em História em Quadrinhos, sob a Óptica Discente

    Autor(a): Suzana Abrunhosa

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Dificuldades para Aprender a Ler e Escrever na Perspectiva de Alunos e Professora do 3º Ano Escolar do Ensino Fundamental

    Autor(a): Sandra Regina Vargas Volpatti Pradelli

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Educação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio

    Autor(a): Antônio Richard Trevisan

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • ENEM: Política Pública de Acesso ao Ensino Superior - uma Análise da Matriz de Referência e sua Abrangência nas Questões de Geografia entre os Anos de 2009 a 2016

    Autor(a): Robson Alessandro Cruz Fernandes

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Impacto da Utilização de Atividades Experimentais no Ensino de Eletroquímica: Estudo de Caso

    Autor(a): Marcelo Dassan Carriero

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Ingressantes e Não Concluintes na Educação Profissional: Fatores e Consequências

    Autor(a): Luciane Thomazini Furtado

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • nvestigando a Capacidade Leitora de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental: Foco no Uso de Estratégias

    Autor(a): Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • O Programa de Educação Integral do Município de Araraquara e sua Relação com os Alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental

    Autor(a): Vanessa Cristina Caiano de Santana

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Percepções de Alunos Concluintes e Professores sobre Preconceito e Discriminação no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFSP

    Autor(a): Celio Marcos Colombo Molteni

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Perspectivas e Análises da Performance Docente na Compreensão Fenomenológico-Existencial

    Autor(a): Felipe Moraes

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Processos de Comunicação na Surdez Sob a Perspectiva de Mães, Professores e Jovens Surdos

    Autor(a): Lidiane Augusta Ferrari Botteon

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e InovaçãoApresentaçãoSobre o ProgramaProcesso SeletivoAlunos EspeciaisDiscentesEgressosProdução Intelectual Dissertações Teses Patentes eBooks Regulamentos e NormasAtividades PrevistasFale Conosco Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação Uniara > Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu > Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação > Dissertações As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF. 2024 [+] 2023 [+] 2022 [+] 2021 [+] 2020 [+] 2019 [+] 2018 [-] A Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche Autor(a): Alexandra Cristina Delbon Ano: 2018 Veja o resumo Veja o trabalho Educação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio Autor(a): Antônio Richard Trevisan Ano: 2018 Veja o resumo Veja o trabalho A Indisciplina no Ensino Fundament

    Autor(a): Eduardo Henrique Aranda

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • Role Playing Game: Estratégia Didática no Ensino de Gestão em Saúde do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

    Autor(a): Liliane Blaya Martinez Biffe

    Ano: 2018

    Veja o trabalho
  • A Arte em Jogo

    Autor(a): Carla Maria Nicola Coletti

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Atuação do Professor Coordenador Pedagógico de Área do Conhecimento e seus Desdobramentos no Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

    Autor(a): Sílvia Cristina Simões Bernardino da Silva Agostinho

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP

    Autor(a): Francisco Antonio de Almeida

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II

    Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História

    Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola

    Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física

    Autor(a): Luiz Augusto Vendramini

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

    Autor(a): Edson Rosa de Almeida

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Escolar: Plataformas Digitais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)

    Autor(a): Márcia Helena Magati Antonioli

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Desempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional

    Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Evasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

    Autor(a): Antonio Marcos Zenerato

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Evasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva

    Autor(a): Fábio Luís Fávero

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Identificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I

    Autor(a): Maria José Batista Castanheiro

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no Mercado de Trabalho: Possibilidades e Limitações

    Autor(a): Reginaldo Greghi Inácio

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Investigando Práticas de Leitura de Estudantes de Pedagogia

    Autor(a): Mariângela Dal Bianco Garcia

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Método de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental

    Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • O Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal

    Autor(a): Daniel Teodoro de Melo

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Organização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches

    Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Práticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro

    Autor(a): Hermes José Aun Bachiega

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Produção Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio

    Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Reflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)

    Autor(a): Francielle Marion Mendes

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Saberes e Práticas de Ensino de Leitura no Ensino Médio: Implicações para a Aprendizagem

    Autor(a): Elaine Cristina Camargo Fragnan

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)

    Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores

    Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • Voz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação

    Autor(a): Vagner José Pedersen

    Ano: 2017

    Veja o trabalho
  • A Linguagem Musical na Educação Infantil: Reflexões e Possibilidades

    Autor(a): Erica Viana

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • A Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores

    Autor(a): Ariela Fernanda Polido

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • A Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso

    Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações

    Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • A Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho

    Autor(a): Celene de Fátima Oliveira

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Adolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista

    Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Análise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula

    Autor(a): Paula Cristina Straccini

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Atlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula

    Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Avaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º

    Autor(a): Joelma Maria da Silva

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Avaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes

    Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas

    Autor(a): Mauro Donizeti Verga

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado

    Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Jogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens

    Autor(a): Roberto Augusto dos Santos

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna

    Autor(a): Antonio Felicio Filho

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • O Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos

    Autor(a): Adailton Borges de Oliveira

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • O IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

    Autor(a): Renata Vanzo Ruiz

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • O Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos

    Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • O Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar

    Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Participação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico

    Autor(a): Heloisa Zago Vilela

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Prática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores

    Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Toda Mafalda: Contribuições para o Ensino da Filosofia

    Autor(a): César Wiliam Furqui Massoco

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Vozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM

    Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos

    Ano: 2016

    Veja o trabalho
  • Como e Onde o SARESP Transforma as Práticas Pedagógicas dos Professores da Rede Pública Paulista de Ensino Regular

    Autor(a): Jefferson Luis Brentini da Silva

    Ano: 2015

    Veja o trabalho
  • O Brincar nas Formações Continuadas em Serviço Oferecidas aos Professores da Pré-Escola

    Autor(a): Fernando Diana

    Ano: 2015

    Veja o trabalho
  • O Olhar Feminino sobre o Futebol: das Questões de Gênero à Reestruturação do Habitus no Interior da Escola

    Autor(a): Marina Toscano Aggio

    Ano: 2015

    Veja o trabalho
  • Perspectiva dos Alunos sobre a Prática Docente na Habilitação Profissional de Técnico em Administração: Analisar para Fazer Avançar

    Autor(a): Elvio Carlos da Costa

    Ano: 2015

    Veja o trabalho

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.

Acompanhe a Universidade de Araraquara nas Redes Sociais:

Selo e-MEC: Uniara
Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/producao-intelectual/dissertacoes/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI